segunda-feira, 24 de maio de 2010

Teotihuacan, a cidade dos Deuses

As pirâmides pré-colombianas são tão impressionantes quanto as pirâmides egípcias, apesar de não tão altas e imponentes quanto as de Gizé, um bom exemplo, seria a Grande Pirâmide do Sol em Teotihuacan, que possui o perímetro quase que exatamente igual ao da pirâmide egípcia de Queóps como visto abaixo.
A esquerda temos a Grande Pirâmide do Sol em Teotihuacan e a direita a Grande Pirâmide de Queóps no Egito.

Apesar de não se ter certeza de qual civilização as construiu e nem quando foram construídas, são as mais impressionantes pirâmides do novo mundo. Como a civilização que viveu em Teotihuacan da mesma forma que surgiu desapareceu, até hoje, é alvo de discussão sobre quem a construiu e quem viveu ali. E não por acaso talvez fosse apenas coincidência terem uma pirâmide quase que perimetricamente idêntica a egípcia de Queóps, e talvez tivesse se desenvolvido tanto na astronomia que sabiam exatamente como funcionava o Sistema Solar, como demonstrado na ilustração abaixo. Como vemos ao centro está a Pirâmide do Sol, as outras circulam justamente esta grande pirâmide, demonstrando exatamente o Sistema Solar.
Quem teria construído essas pirâmides? Como conseguiram construir uma pirâmide quase exatamente com o mesmo perímetro da grande pirâmide de Queóps? E quanto ao posicionamento das pirâmides que demonstravam perfeitamente o sistema solar? Qual o uso dessas pirâmides e de toda a enorme cidade? Por que os habitantes sumiram, sem que nenhuma civilização antiga também pudesse conhecê-la? Teriam recebido ajuda dos guardiões dos céus? O que podemos afirmar é que, Teotihuacan é sem dúvida um mistério, uma cidade incrível com um conteúdo inexplicável.

3 comentários:

  1. Pequenas plataformas no topo de cada piramide, orbitas do sistema solar ilustradas por civilizações a muito tempo extintas... WTF? hehe

    ResponderExcluir
  2. Nao seria prudente de minha parte afirmar que as pequenas plataformas no topo das piramides serviriam para supostos pousos dos tais "guardioes do espaco", ja que eu sou leigo no assunto, mas digamos que as pistas levam a isso ne, suponho eu?

    Mais uma vez parabens pela forma que vc esta colocando o assunto, mas entender essa impressionante cultura MAIA ainda esta longe de nossas possibilidades....

    No aguardo do link sobre 2012.!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários. No caso dos Maias e Astecas, suas pirâmides realmente contêm plataformas no topo, possivelmente usadas para os rituais religiosos, porém estas são totalmente diferentes das pirâmides Maias. As pirâmides mesoamericanas possuem escadas que levam aos topos das pirâmides, lá encima muito poderia ser feito, desde rituais religiosos a observações astronômicas. Porém nada podemos afirmar, uma vez que nem mesmo as antigas civilizações sabiam para qual fim foram construidas as pirâmides da Cidade dos Deuses.

    ResponderExcluir