domingo, 27 de junho de 2010

América do Sul pré-colombiana e suas curiosidades

Como temos visto, a América pré-colombiana possuía inúmeras civilizações com construções megalíticas, conhecimentos únicos, culturas incríveis e esculturas incomparáveis, que desafiam a ciência até nos dias de hoje. E quanto mais analisarmos essas culturas pré-colombianas mais nos surpreenderemos. Quando chegamos à América do Sul, nos deparamos com as construções Incas sobre os Andes. Pedras que foram elevadas a mais de 450 metros acima do nível do vale e mais de 2400 acima do nível do mar. Estes gigantes blocos de pedras pesando toneladas não foram simplesmente elevados a esta altura, porém foram perfeitamente encaixados, de maneira que a mais fina folha de papel pode penetrar suas fendas. Os Incas foram relativamente novos se comparados a outras sociedades pré-colombianas, porém descendem de outros povos que já construíam grandes pirâmides e monumentos desde 3000 a.C. O império Inca se iniciou por volta de 1200 d.C. e perdurou até a dominação espanhola. Os Incas possuíam um imperador, uma economia e sociedades bem definidas, desde a família real, passando entre outro por nobres até chegar aos camponeses. Cultuavam a Lua e o Sol, e para estes contraíram enormes templos, mas também cultuavam outros deuses, normalmente relacionados à natureza. Porém muito do que os Incas e seus ancestrais contraíram ainda nos surpreende. E uma importante região construída pelos precursores do império Inca, é o sítio de Tihuanaco. Uma região já habitada por volta de 1500 AC. Porém por volta de 300 AC e 300 BC, foi quando milhares de habitantes das regiões visitavam e faziam peregrinações para esta avançada região da Bolívia. Acredita-se que estas peregrinações eram por conta do grande avanço cosmológico e moral que Tihuanaco possuía. Se notarmos as suas construções, podemos imaginar o quão desenvolvidos eram os construtores deste sítio. Muros com blocos perfeitamente encaixados, esculturas megalíticas e perfeitas em um bloco, paredes construídas de um bloco apenas com mais de 100 toneladas. Como poderiam construir de tal perfeita maneira, carregar e assentar blocos com 100 toneladas?
E ainda como assentar blocos com tal perfeição? Blocos com exatamente o mesmo peso e tamanho encaixados perfeitamente, há mais de 2000 anos, seria possível? Relembrando também que os Incas e seus ancestrais possuíam deuses como Sol, Lua e seres da natureza, se formos a Tihuanaco, veremos que num centro cercado por gigantescos muros, encontra-se um chamado Grande Ídolo, uma estátua com cerca de 7 metros, de um homem com um chapéu. Será que idolatravam um deus humanóide também?

Mais estranho do que isto é pensar que quando viajamos 5000 quilômetros para o meio do Pacífico, na pequena Ilha de Páscoa, encontramos esculturas megalíticas com o formato exatamente igual a este do Grande Ídolo. Se olharmos bem, notaremos similaridades incríveis. Será que os mesmos humanóides teriam inspirado a construção destas estátuas? Será que teriam sido os mesmo a construir essas megalíticas estruturas? Ou seria apenas uma coincidência?

6 comentários:

  1. Será? Será? Será?

    Muitas perguntas ficam no ar né?! Mas uma coisa eu tenho certeza, SE COM A TECNOLOGIA DE HOJE ESSAS CONSTRUÇÕES SÃO COMPLICADAS DE SEREM REALIZADAS, IMAGINA A 300 ac, uma coisa tenho certeza, só com mãos humanas essas megas construções não teriam como ter sido erguidas, ALGO LA DO ESPAÇO AJUDAVAM ELES, FATO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Será que essa "ajuda" não "morou aqui" por um tempo e depois foi embora?

    ResponderExcluir
  3. Incrivel o tamanho das rochas e a precisão com que estão dispostas, fora o fato da tecnologia que eles dispunham, realmente intrigante a origem de tais contruções e também seus significados...

    ResponderExcluir
  4. Além de tamanha precisão, que aparentemente utilizavam blocos moldados em alguma forma, porém para que isso ocorresse teria que elevar a temperatura das rochas a milhares de graus Celsius, impossível para aquela época. Podemos notar o tamanho megalítico de certas rochas elevadas a mais de 2000 metros de altura, centenas de toneladas? Como?
    E sim, possivelmente viveram um tempo aqui, e emprestaram seu conhecimento e equipamentos, logo após deixando o planeta, e sendo lembrados como Deuses.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um colega que está fazendo o tcc em cima da arqueologia pré-colombiana, vou ver se arranco informações dele.

    P.e. semelhanças acontecem em toda terra, só pra citar dois exemplos, as pirâmides egípcias e americanas (como citado no texto), ou o advento do arco e flecha...

    Tem um nome para essas coisas que acontecem em pontos diferentes, não interligados, preciso procurar...

    Pode ser uma questão cultural, ou não Extra-cultural =)...

    ResponderExcluir
  6. ressonancia morfica é o nome , Mateus

    ResponderExcluir