segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Baalbek - a cidade do sol

Viajemos agora para a Ásia, continente cheio de mistérios do passado e muitos ainda atuais. No Líbano, país localizado na Ásia Ocidental, banhado pelo Mar Mediterrâneo. Exatamente na região onde surgiram as primeiras civilizações como já comentamos em posts anteriores. Apesar de terem indícios de civilização com mais de 7000 anos na região, seu desenvolvimento ocorreu principalmente pelas mãos dos Fenícios, que surgiram em torno de 1500 a.C.. Iniciou-se logo após Alexandre O Grande conquistou a região, os Fenícios desapareceram e logo após a morte de Alexandre iniciou-se o período helenístico, e cerca de 200 anos depois a região do Líbano foi dominada pelo Império Romano. Muitas cidades, acrópoles, cidades-estados que já existiam desde a dominação fenícia foram mantidas, mas reconstruídas pelos romanos, que também seguiam como os Gregos o politeísmo antropomórfico. E uma cidade de grande destaque é Baabek, com o nome grego Heliópolis. Uma cidade grandiosa, cheia de megalíticas construções, que seguiam os padrões romanos. Até então não vemos nada de estranho, afinal, os romanos possuíam um grande ego, gostavam de tudo muito grandioso e fizeram grandes construções por toda a Europa, parte da Ásia e até mesmo regiões da África. Então o que podemos ver de estranho nesta cidade? Já sabemos que a cidade de Baalbek foi feita cerca de 100 anos antes de Cristo. Analisemos então algumas imagens desta cidade.
Como vemos na imagem acima, temos algumas colunas, ou uma união de trilitos. Trilitos é um bloco de pedra apoiado em duas colunas. Vemos muitas colunas como essa no planeta inteiro, porém famosos na arquitetura romana e grega. O ponto é, cada coluna da imagem abaixo possui 60 toneladas e mais de 20 metros de altura. Além de blocos com 300 toneladas cada e três maiores com mais de 800 toneladas. A pergunta que fica é: Como poderiam mover, construir e levantar blocos com estas proporções. São muros e colunas feitos a partir de um bloco apenas com dezenas de toneladas. Nesta imagem vemos a “Pedra da mulher grávida” com simplesmente 1000 toneladas. Podemos imaginar como poderiam construir, lapidar e mover um bloco de 1000 toneladas?
Não contentes com este bloco, os romanos deixaram um bloco com impressionantes 1242 toneladas largado sem ter nunca sido utilizado para nada.
Baalbek possui um complexo de três grandes templos de três Deuses Gregos. E em todos, existem dezenas de construções grandiosas, perfeitamente preservadas. Porém nunca foram descritas como estas construções foram feitas, o que sabemos é que puderam mover e levantar blocos com dezenas de toneladas há 2000 anos, quando não existiam máquinas nem meios para a locomoção de tais estruturas. Então podemos apenas imaginar que alguma ajuda receberam ou que eram tão inteligentes para inventar instrumentos para mover os blocos. Porém se tinham tais instrumentos, onde estão?

12 comentários:

  1. Onde estariam esses instrumentos eu não sei mas gostei do post =D

    ResponderExcluir
  2. Mmmmm... sumiu! ^^ Muito bacana a cidade. Na foto do bloco, o cara tá parecendo uma formiguinha... =)

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo, mas Juanito, da aonde está vindo essa informação, vocês estão traduzindo de outros sites? Ou é pesquisa própria?

    Não acho conspiratório, há sim toda a misticidade grega, e os templos destinados aos deuses, mas os próprios gregos eram avançados em cálculo e física, e se vejamos, depois das pirâmides egípcias, tudo pôde ser feito!

    ResponderExcluir
  4. Os temas postados no blog não têm o interesse de serem conspiratórios. Os temas são sempre factuais, porém são assuntos cuja explicação não existe nem por meio de especialistas, nem por meio de historiadores. As próprias pirâmides do Egito já foram comentadas em posts anteriores. O mistério está exatamente ai, como sabiam de tantas coisas e puderam realizar tantos feitos sem tecnologia e sem equipamentos necessários. As imagens já nos dizem muito, fora os textos. Leiam todos os posts para terem a visão geral dos assuntos.

    ResponderExcluir
  5. O desenvolvimento da ciência já no Egito antigo, aonde temos já algumas fontes princ. de matemática avançada, possibilitou a criação desses monumentos, existem diversas teorias para essas grandes construções, é só assistir National Geographic.

    Acredito que foi através de uma grande mão-de-obra e de uma monumental operação.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, estou sendo rude. Mas o fato é, se existe fatos.

    É que não podemos nos descrer tanto assim dos humanos...

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente não, nunca dissemos que os seres humanos eram burros ou não eram como nós. Eles possuiam a mesma capacidade que nós. Porém o desenvolvimento da tecnologia ocorreu com o tempo. Sabemos que hoje não poderíamos refazer uma pirâmide como a de Queóps no mesmo tempo que os egípcios fizeram. E não podemos refazê-la com guindastes, empilhadeiras e helicópteros. Então como eles poderiam fazer com pás, braços, picaretas, marretas e cordas? Estudiosos no Egito Antigo, que estudam a vida inteira este tema julgam ter sido impossível sozinhos fazerem tudo em 20 anos. Não tem como você dizer que foi apenas mão-de-obra. Ou levaram dezenas e dezenas de anos para construir ou receberam ajuda. E por mais avançados em matemática e astrologia que fossem, não possuiam equipamentos e tecnologia para tais feitos. Não peço que ninguém acredite no que colocamos no blog. Porém aquilo que colocamos são algumas conclusões feitas por especialistas, cientistas, historiadores, arqueólogos, engenheiros e arquitetos. Pesquisas são feitas há muitos anos, muitas especulações são feitas até hoje, por canais de TV, historiadores, entre outros. Cada um pode ter uma versão, principalmente os céticos. Mas analisando minuciosamente todos os pontos relevantes de todas as construções, um conclusão que poderia explicar tudo é a que colocamos aqui. Se possui dúvidas pode estudar ou ler também. E não há necessidade de aceitar o que dizemos. O ceticismo sempre irá enfrentar as ideias diferentes dos pontos de vista ortodoxo, é natural. Porém, podem continuar comentando e tirando suas conclusões.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho saudável a discussão.

    Mas não acho que todas soluções precisam vir do "incomum".

    Proponho ao blog que traga as teorias mais afáveis e atuais que tentam explicar os mitérios, e que acrescente também opiniões próprias, ao invés de apenas demonstrar o vislumbre com o "mistério" todo, meio que seguindo a teoria do Mito da Caverna.

    De resto, digo que o conteúdo está interessante, princ. o contexto histórico.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que vejo o tema de hoje criou polêmica, Mateus Henrique concordo com você em relação a cobrar do mediador do flog que traga junto com seus posts teorias mais afáveis e atuais que tentam explicar os mistérios, mas não podemos fazer dessas "explicações" uma fuga para explicar aquilo que nem a ciência explica, forçar uma resposta a algo que não tem resposta é a mesma coisa que afirmar algo que não tem fundamento. ex:quem esta certo a ciencia ou a igueja?

    Acredito que o site só nos traga o "tema", cabe a cada um de nós leitores assíduos do mesmo dar asas ao que o "vácuo" no tempo,nos deixou sem resposta.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto da forma adotada pelo mediador ao comentar de maneira vislumbrada, e de fato esta é umas das características do blog desde a sua existência. Se alguém está descontente, então pode buscar três alternativas: 1- Permanecer visitando o blog e procurar o equilíbrio entre o que sabe e o que está por saber 2- Ler e continuar à acreditar em suas próprias convicções e 3- Ir assistir ao National Geographic e tentar deixar algo externo mudar o seu imaculado mundinho de velhas idéias...

    ResponderExcluir
  11. É, eu meio que sou afobado... e desconfiado.

    Acho que temos que questionar até o questionável. Mas concordando com o amigo, e parafraseando: a mais mistérios entre o céu e a terra... do que sonha a nossa vã filosofia...

    Mas nem por isso, vou deixar de ser chato =)

    E repito que a discussão é saudável, e nos fazem crescer mais do que aceitar tudo, até mesmo ao ponto de discutir com Xaropes como eu (o que o moderador fez, e agradeço).

    ResponderExcluir
  12. Hoje assisti uma reportagem no SEUHISTORY.COM falando sobre os astronautas do passado, mostraram exatamente essa pedra e também os templos que dizem que antes de serem templos eram uma base para base alienigenas pousarem, achei muito interessante, tambem falarma que essas pedras foram cortadas a 10.000 anos antes de cristo, tambem mostraram pedras com mais de 1200ton colocadas em cimas das outras tb de igual tamanho, impressionante e fascinante.

    ResponderExcluir