sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bíblia - Gênese e o grande dilúvio

Após analisarmos diversas culturas, folclores, mitologias e religiões, iremos agora analisar um pouco da maior religião do mundo, o Cristianismo, além do Judaísmo e os Hebreus. Destaco que não iremos discutir sobre teorias da conspiração. Iremos interpretar tudo o que pode ser encontrado na Bíblia e tentar buscar algo mais concreto nisso. Logo que abrimos a bíblia, no Gênese, podemos encontrar a criação do universo e do planeta Terra. Após isso Deus criou o homem. Sabemos que para o Cristianismo, existia então um único Deus que criou tudo o que conhecemos. Naquele momento da criação não existia ninguém vivendo com Deus. Mas quando lemos na Bíblia, no capítulo 1, versículo 26, "E disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança;...".
Se só existia um Deus, porque o homem teria a "Nossa" semelhança, isso significa exatamente que Deus criara o homem baseando na semelhança de mais de uma pessoa. Então ele não vivia só, a sentença só faz sentido se mais de um Deus existisse. Então o correto seria os Deuses criaram o homem baseando-se na semelhança deles e não de um só Deus. A referência cristã de Deus no plural existe desde a bíblia em hebreu, ou seja, não foi jamais alterado. Esta história da criação é bastante conhecida por cristãos e por judeus, porém, talvez poucas pessoas saibam que muitos e muitos anos antes da Bíblia ser escrita, a mesma história já existia. Fora contata por sumérios, assírios, babilônicos e se formos analisar, até mesmo em histórias Maias, podemos encontrar a mesma história. Como a mesma história contida na Bíblia dos Judeus poderia existir em todo o globo anos antes da própria Bíblia ter sido criada? Talvez seja a comprovação de que a história é real. Alguém realmente veio até o planeta e criou o ser humano. Muito daquilo que está na Bíblia já foi comprovado que fora retirado dos textos sumérios. Uma vez que, por exemplo, Moisés vivera durante anos no Antigo Egito e como sabemos o Egito já foi parte do império Assírio, desta forma a cultura dos sumérios foi implantada no Egito. E muito provavelmente Moisés adotou alguns pontos para sua jornada. De fato quando lemos as placas onde fora escrito o poema conhecido como Epopeia de Gilgamés, e o comparamos com a Bíblia, encontramos diversas similaridades. E um fato que representa perfeitamente bem essa relação entre a Bíblia e a Epopeia de Gilgamés é o grande dilúvio. Em uma placa do poema de Gilgamés, ele sai em busca do pai dos homens, atravessa o mar e chega até Utnapischtim, e para seu espanto o pai dos homens se assemelhava em forma e tamanho a Gilgamés. E assim, Utnapischtim relato algo incrível. Há algum tempo, os deuses vieram a Terra e o avisaram sobre um grande dilúvio que iria ocorrer, além de pedirem que ele construísse um grande barco e nele colocasse sua família, artesãos e amigos. Enquanto ocorria a grande cheia, Utnapischtim dizia que via os outros homens que não pode levar sofrendo com o dilúvio. Depois de muito tempo, ele lançou um corvo e um pombo para achar terra e atracou em uma montanha então. O paralelismo de ambas as situações jamais fora discutida ou posta em dúvida por nenhum pesquisador.
Porém há a diferença de em uma história existirem diversos "deuses" e em outra ser apenas um Deus. E na história de Gilgamés, o dilúvio é contado em primeira pessoa, ou seja, seria uma testemunha ocular do cataclismo. Que houve um evento catastrófico na Antiguidade no Oriente, nenhum cientista nega, pois realmente ocorreu. Apesar de se discutir sobre a ainda existência de pedaços de madeira que pertenciam à grande arca, essa possibilidade é quase que completamente remota.

4 comentários:

  1. Como cristão aprendi que quando Deus fala: façamos o homem a nossa imagem e semelhança Ele está se referindo a sua trindade, ou seja Deus é ao mesmo tempo Pai, Filho (Jesus) e Espirito Santo, Deus é infinito, portanto sempre existiu e sempre existirá, e como já li a bíblia e continuo lendo nestes meus 27 anos, nasci lendo a bíblia,rsrs, aprendi também que Deus criou primeiro os anjos, a terra e por último o homem.

    A questão do dilúvio foi porque Deus ficou triste com a humanidade e resolveu destrui-la preservado a familia de noé,a única na terra que servia a Deus, creio que hoje está bem mais terrível do que aquela época, mais como Deus prometeu que não destruiria mais a terra por água, no livro de Apocalipse diz que será por fogo, o famoso Jugamento Final. Para se livrar desse dilúvio de fogo só recebendo Jesus como único e suficiente Salvador e reconhecendo que ele morreu e ressucitou, mas é claro que a bíblia é clara quando diz que muitos serão chamados mais poucos serão escolhidos.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o artigo! Acho que quanto mais antiga a historia mais icognitas se formam sobre ela... A história da criação sempre será um grande misterio, cabe a cada um acreditar no que lhe for mais de acordo.

    ResponderExcluir
  3. "Deus ficou triste com a humanidade e resolveu destrui-la"

    "Deus prometeu que não destruiria mais a terra por água, no livro de Apocalipse diz que será por fogo"

    Fácil assim!

    "A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis." - Albert Einstein

    ResponderExcluir
  4. É João, Deus também deu o livre arbítrio, para que o homem escolhece ama-lo e adora-lo por reconhecer quem Ele é, e infelizmente muitos como Ailbert Eistein foram para eternidade sem Deus e outro estão a largos passos indo par ao mesmo lugar. se aqui com Deus já é difícil imagina sem Ele. A fé é um dom, e está disponível a todos, basta você querer receber, a Bíblia define as pessoas que não acreditam nela ou mesmo em Deus de néscio ou louco, Deus te deu este direito. Respeito sua opinião, mas querer negar a veracidade da bíblia e o mesmo que dizer não à Deus ou a maravilhosa criação do mundo, uns acreditam em macacos, prefiro acrediar em Deus.

    ResponderExcluir