segunda-feira, 24 de maio de 2010

Teotihuacan, a cidade dos Deuses

As pirâmides pré-colombianas são tão impressionantes quanto as pirâmides egípcias, apesar de não tão altas e imponentes quanto as de Gizé, um bom exemplo, seria a Grande Pirâmide do Sol em Teotihuacan, que possui o perímetro quase que exatamente igual ao da pirâmide egípcia de Queóps como visto abaixo.
A esquerda temos a Grande Pirâmide do Sol em Teotihuacan e a direita a Grande Pirâmide de Queóps no Egito.

Apesar de não se ter certeza de qual civilização as construiu e nem quando foram construídas, são as mais impressionantes pirâmides do novo mundo. Como a civilização que viveu em Teotihuacan da mesma forma que surgiu desapareceu, até hoje, é alvo de discussão sobre quem a construiu e quem viveu ali. E não por acaso talvez fosse apenas coincidência terem uma pirâmide quase que perimetricamente idêntica a egípcia de Queóps, e talvez tivesse se desenvolvido tanto na astronomia que sabiam exatamente como funcionava o Sistema Solar, como demonstrado na ilustração abaixo. Como vemos ao centro está a Pirâmide do Sol, as outras circulam justamente esta grande pirâmide, demonstrando exatamente o Sistema Solar.
Quem teria construído essas pirâmides? Como conseguiram construir uma pirâmide quase exatamente com o mesmo perímetro da grande pirâmide de Queóps? E quanto ao posicionamento das pirâmides que demonstravam perfeitamente o sistema solar? Qual o uso dessas pirâmides e de toda a enorme cidade? Por que os habitantes sumiram, sem que nenhuma civilização antiga também pudesse conhecê-la? Teriam recebido ajuda dos guardiões dos céus? O que podemos afirmar é que, Teotihuacan é sem dúvida um mistério, uma cidade incrível com um conteúdo inexplicável.