domingo, 27 de junho de 2010

América do Sul pré-colombiana e suas curiosidades

Como temos visto, a América pré-colombiana possuía inúmeras civilizações com construções megalíticas, conhecimentos únicos, culturas incríveis e esculturas incomparáveis, que desafiam a ciência até nos dias de hoje. E quanto mais analisarmos essas culturas pré-colombianas mais nos surpreenderemos. Quando chegamos à América do Sul, nos deparamos com as construções Incas sobre os Andes. Pedras que foram elevadas a mais de 450 metros acima do nível do vale e mais de 2400 acima do nível do mar. Estes gigantes blocos de pedras pesando toneladas não foram simplesmente elevados a esta altura, porém foram perfeitamente encaixados, de maneira que a mais fina folha de papel pode penetrar suas fendas. Os Incas foram relativamente novos se comparados a outras sociedades pré-colombianas, porém descendem de outros povos que já construíam grandes pirâmides e monumentos desde 3000 a.C. O império Inca se iniciou por volta de 1200 d.C. e perdurou até a dominação espanhola. Os Incas possuíam um imperador, uma economia e sociedades bem definidas, desde a família real, passando entre outro por nobres até chegar aos camponeses. Cultuavam a Lua e o Sol, e para estes contraíram enormes templos, mas também cultuavam outros deuses, normalmente relacionados à natureza. Porém muito do que os Incas e seus ancestrais contraíram ainda nos surpreende. E uma importante região construída pelos precursores do império Inca, é o sítio de Tihuanaco. Uma região já habitada por volta de 1500 AC. Porém por volta de 300 AC e 300 BC, foi quando milhares de habitantes das regiões visitavam e faziam peregrinações para esta avançada região da Bolívia. Acredita-se que estas peregrinações eram por conta do grande avanço cosmológico e moral que Tihuanaco possuía. Se notarmos as suas construções, podemos imaginar o quão desenvolvidos eram os construtores deste sítio. Muros com blocos perfeitamente encaixados, esculturas megalíticas e perfeitas em um bloco, paredes construídas de um bloco apenas com mais de 100 toneladas. Como poderiam construir de tal perfeita maneira, carregar e assentar blocos com 100 toneladas?
E ainda como assentar blocos com tal perfeição? Blocos com exatamente o mesmo peso e tamanho encaixados perfeitamente, há mais de 2000 anos, seria possível? Relembrando também que os Incas e seus ancestrais possuíam deuses como Sol, Lua e seres da natureza, se formos a Tihuanaco, veremos que num centro cercado por gigantescos muros, encontra-se um chamado Grande Ídolo, uma estátua com cerca de 7 metros, de um homem com um chapéu. Será que idolatravam um deus humanóide também?

Mais estranho do que isto é pensar que quando viajamos 5000 quilômetros para o meio do Pacífico, na pequena Ilha de Páscoa, encontramos esculturas megalíticas com o formato exatamente igual a este do Grande Ídolo. Se olharmos bem, notaremos similaridades incríveis. Será que os mesmos humanóides teriam inspirado a construção destas estátuas? Será que teriam sido os mesmo a construir essas megalíticas estruturas? Ou seria apenas uma coincidência?