segunda-feira, 14 de março de 2011

Chaco Canyon e os Hopis

No deserto do Novo México, nos EUA, em 1896 foram encontrada algumas antigas construções conhecidas como Chaco Canyon. Construídas entre os anos de 900 e 1150. Até o século XIX eram as maiores construções na América do Norte. Foi lugar de cerimônias indígenas de várias tribos diferentes, conhecidas como tribos do Pueblo. Os descendentes das tribos dizem que ali estava o maior centro religioso e tecnológico das tribos. E que ali existia uma orientação direta com o universo.
Todos os arqueólogos, antropólogos e cientistas que estudaram as ruínas, ficaram claramente maravilhados com todas as estruturas gigantescas e precisas. Mas um ponto é mais interessante em tudo isso. Assim como em diversos povos do mundo antigo, Chaco Canyon possuía avançados estudos de astronomia.
Haviam precisas marcações dos movimentos solares nas paredes da "Fajada Butte", uma montanha localizada na entrada do cânion. Mas para que tanto investimento em alinhamentos astronômicos tão precisos naquela época? E por que no meio do deserto?
Gary David, um arqueólogo e astrônomo, estudou por muitos anos o Cânion e decidiu escrever um livro sobre, chamado "The Orion Zone". Ele descobriu que na verdade, mapeando todo o sítio, nota-se que os índios construíam constelações. Diversas constelações são perfeitamente encontradas quando olhado o mapa do sítio como um todo.
Foi também dada atenção especial para o Cinturão de Orion. Assim como em sua constelação, todas as estrelas apontam para Sírius, a mais brilhante estrela do céu. No mapa do sítio, a constelação aponta para Chaco Canyon.
Quando giramos o mundo, encontramos o mesmo padrão, nas pirâmides do Egito, nas pirâmides maias. Enfim, sempre construções apontando para algo muito importante. Algo como sendo o centro da criação de tudo.
Está claro que no meio do deserto, tudo aquilo que se baseavam e estudavam eram as estrelas. E acreditavam que elas influenciavam com poderes intensos o nosso planeta.
Os Hopis, como são conhecidos os povos que viviam na região do Cacho Canyon, diziam que os guardiões dos céus contaram que três mundos existiram. Mas eles vieram e destruíram estes mundos com grandes vibrações, por seus habitantes não estarem agindo da maneira que deveriam. Será que o sítio de Chaco Canyon foi construído para prever e se renovar das devastações do planeta? Poderiam os guardiões dos céus ter auxiliado os Hopis a realizar os monitoramentos?
O fato de tudo o que foi feito pelos Hopis num deserto nos EUA ter sido guiado pelos guardiões dos céus como diz a história local não explicaria tudo? Pois, não havia recursos no local, nem água, nem clima favorável para habitarem um local tão inóspito. Teriam sido alienígenas esses guardiões dos céus? O que mais os Hopis poderiam prever quanto aos terremotos na Terra?

2 comentários:

  1. Realmente em termos astrológicos eles estavam bem avançados, mas seriam eles os mesmos que deixaram indícios na américa do sul? Teriam os mesmos seres os ajudado como fizeram em outras partes do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Não, Chaco Canyon era habitado pelos Hopis, uma tribo local. A América do Sul foi habitada na época pré-colombiana por diversas civilizações diferentes, como os Huari e os Nazcas na região de Nazca, os Incas por quase todo lado oeste do continente, os Rapanui em Páscoa, Aimaras no Peru e Bolivia, Tihuanacotas na Bolívia, entre tantos outros, que inclusive viveram no Brasil.
    E sim, a astronomia era comum para todas as civilizações antigas, afinal o que poderiam ver melhor do que os céus num tempo sem luzes artificiais noturnas. E por conta de seus "deuses" que desciam dos céus, o que mais poderiam sonhar além das estrelas, que era de onde eles vinham?

    ResponderExcluir