terça-feira, 13 de setembro de 2011

A cidade subterrânea de Derinkuyu em Capadócia


No meio da Turquia, existe uma região com montanhas muito características da região entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro. Um lugar hoje muito famoso e turístico conhecido como Capadócia. Pois ali, povos antigos viviam em moradias dentro das rochas. E com o passar dos anos os habitantes mais modernos construíram casas em meio às tantas cavernas.
Mas foi em 1963, que quando estavam buscando renovar as estruturas das casas, foi feito um grande achado. Quando derrubavam algumas paredes, tuneis foram descobertos. E esses tuneis levavam para uma enorme cidade construída há milhares de anos embaixo da terra. A cidade se estendia por até 600 metros abaixo da do solo. Eram diversas salas e tuneis, todos com ventilação suficiente para as mais fundas estruturas. E toda a cidade poderia abrigar perfeitamente duas mil pessoas.
Havia evidências de salas de mercados, salas religiosas, prensas de vinho e até mesmo prisões.
Toda a estrutura foi feita sob areia, ou seja, deveria saber mexer muito bem com o material para evitar erosões e desmoronamentos. Como não há evidências de problemas, sabe-se que eram de fato muito habilidosos.
Mas afinal, por que construíram esta cidade embaixo da terra? Do que se escondiam? E quem as construiu?
Segundo dizem as histórias, Derinkuyu teria sido feita para que os habitantes se escondessem da ameaça de invasão de árabes.




Os construtores das cidades subterrâneas eram descendentes dos Aquemênidas do Zoroastrismo, uma das mais antigas culturas do globo, que influenciou Hinduísmo, Judaísmo e Cristianismo. Nesta religião, o profeta Imah foi instruído que construísse um refúgio abaixo da Terra, deus dos céus, Aúra-Masda. Uma história muito parecida com a de Noé na Bíblia Hebraica. Porém, agora Imah deveria proteger o povo de uma terrível Era do Gelo. E a última Era do Gelo, segundo cientistas se iniciou em 18000 a.C. e terminou 10000 a.C.
Seria então nesta época que foi feita a cidade de Derinkuyu para que se protegessem de um terrível e longo inverno?


Zoroastrismo
Como não existem testes de Carbono com pedras e areia, não se pode calcular a idade da cidade. Mas se a cidade for mesmo a que Aúra-Masda pediu que fosse construída, quem na realidade seria Aúra-Masda?
Se ele era um ser sobre-humano não poderia ter trazido a tecnologia para fazer as cidades abaixo da terra? Não poderia ser na verdade um extraterrestre?

As portas de Derinkuyu só podiam ser movidas por quem estava dentro das câmaras. Isso significa que se escondiam e evitam algo ou alguém.
Portas de Derinkuyu
De acordo com a lenda Zoroastrica, Aúra-Masda subiu aos céus num carro e guerreou com seu eterno inimigo, Angra Mainyu, o demônio da destruição.
Angra Mainyu

E se na verdade eram duas entidades extraterrestres brigando pelo controle do nosso planeta? Com superpoderes e tecnologia que poderia ser confundida com poderosos Deuses. Afinal, abaixo da terra, naves voadoras não poderiam visualizar e atacar os inimigos. Não poderia se esconder de andarilhos, cavaleiros e outros que especialistas sugerem. Pois, quem está por terra poderia afugentá-los, prendê-los nos tuneis e fechar os buracos de ventilação. Então do que de fato se escondiam?

Um comentário: