quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O inframundo Maia de Xibalbá

Na Península de Yucatán, além das construções Maias famosas, existem densas florestas. E estas florestas são cheias de cavernas. E por conta destas cavernas, pesquisadores mexicanos, em 2007, foram em busca do que as histórias dos jesuítas espanhóis contavam, nas proximidades da cidade de Tahtzibichen, ao norte da península. As histórias contavam que os Maias possuíam um templo subterrâneo nesta região.

Representação de como seria o inframundo



A expedição entrou em cavernas alagadas e mergulharam até quarenta e cinco metros para achar pilares, pedaços de esculturas e inscrições maias.
Mas foi na superfície que encontraram algo mais intrigante. Um complexo de templos enorme, com vias de concreto, uma pirâmide desmoronada e muitos ossos.
De fato na mitologia Maia existe um inframundo chamado de Xibalbá. E atualmente arqueólogos acreditam que esta caverna misteriosa é onde os maias acreditavam ser a porta para o inframundo.
De acordo com o livro mitológico Maia Popol Vuh, o mundo do medo era dominado pelo Senhor da morte, fazia todos que entrassem no inframundo passar por câmaras de tortura, com muito sangue, facas, morcegos, escuridão, frio e jaguares.

E dentro dessa caverna, existem de fato câmaras parecidas com essas das lendas. Com muitos morcegos, com temperaturas baixas, muito escuras, um local onde pode ter sido usado para colocar sangue e até mesmo uma sala com muitos ossos de jaguares.
Muito provavelmente a caverna existiu muito antes dos textos serem escritos. Isso significa que os textos devem ter se baseado em uma história e um lugar real. Se a história é real, será que o senhor da morte não é real também?


De acordo com o livro dos príncipes jaguares ou o livro Chilam Balam, em um momento o caminho para as estrelas desceu à Terra e trouxe 139 deuses dos céus para a Terra. O que mais poderia dizer isto?
Será que então extraterrestre vieram para o nosso planeta e fizeram sacrifício e torturas com nós? O que de fato ocorreu quando esses supostos deuses chegaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário