segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mitologia Grega

Uma das mais famosas, mais interessantes e mais intrigantes mitologias que o mundo conhece e discute é a mitologia Grega.
Mas seriam apenas lendas contadas através dos anos de pai para filhos e louvariam deuses imaginários? E todo o avanço grego não teria relação nenhuma com seus deuses?

 
Em 1868, Heinrich Schliemann, um arqueólogo alemão, descobriu o que poderiam ser as ruínas de uma das mais famosas cidades da literatura. A cidade onde ocorreu a guerra troiana no livro A Ilíada de Homero.


A guerra entre gregos e troianos, que apenas existiu por conta do seqüestro de Helena, a rainha espartana, por Páris, príncipe de Troia. Páris, foi aquele que também no mesmo conto, matou Aquiles. A lendária cidade de Tróia e os contos de Homero são apenas lendas segundo muitos especialistas.
Porém, Schliemann estava decidido a encontrar a lendária cidade, foi no local onde as coordenadas do livro de Homero levavam. Cavou e achou Tróia. Surpreendendo assim a todos os céticos e arqueólogos que nunca acreditaram nas histórias de livros. E por fim, foi provado que pelo menos, parte das lendas gregas era real.
Ruínas de Tróia

Se esta lenda era real, e quanto às outras histórias gregas e toda sua mitologia?
A Grécia sempre foi famosa por seus poderosos Deuses, sua mitologia, suas incríveis histórias. Templos foram erguidos aos seus Deuses, como Acrópoles, Pathernon, Delfos, Templo de Apolo entre outros. Histórias contavam que os deuses desciam dos céus até seus templos e se comunicavam com seus devotos.
Quando falamos em Grécia ou mitologia grega, logo surge na nossa mente, Monte Olimpo. Segundo as histórias, encima do Monte Olimpo havia um templo, que normalmente reluzia, vez ou outra dourado, e outras vezes prateados, como se jóias brilhassem nas paredes.

E dentro do templo, estaria Zeus com seu enorme tamanho segurando um poderoso raio na mão.

E também segundo a mitologia, o templo em alguns momentos subia aos céus, para junto do panteão completo de deuses do Olimpo.
Hoje vemos apenas uma montanha, a mais alta da Grécia, e notamos que de fato existe uma base no cume do monte, isso significa que não é um pico em formato cônico.
E se, o que na realidade existia no cume do monte fosse na realidade uma nave, reluzente, cheia de luzes e seres com tamanho diferenciado e poderes incríveis ficasse ali? E se, na realidade a nave apenas voasse e não um templo que estaria levitando aos céus?
Fora os tantos seres mitológicos com poderes sobre-humanos que eram criados segundo a mitologia pelos Deuses, como o minotauro que seria um homem, cuja cabeça de um touro fora implantada pelos deuses. E o centauro cujo corpo de um cavalo recebeu o tronco de um homem, por poderes divinos. Ciclopes, mulheres com metade animal, entre outros tantos. Não seriam experiências realizadas por seres de outros mundos? Experiências até mesmo genéticas?