terça-feira, 27 de março de 2012

Foguetes no passado

Se pensarmos em outra tecnologia que não a da tecnologia de gravidade artificial, seria a que atualmente utilizamos nos foguetes, as superpotentes propulsões com motores de combustível. Uma força incrível é utilizada para levar esses foguetes, com uma enorme velocidade, em poucos minutos para o espaço. Quem presencia, vê muita fumaça, fogo que ilumina tudo em quilômetros de distância e sente-se um estrondo enorme que treme toda a região. Se tomarmos este ponto como referência e irmos até os relatos antigos notaremos semelhanças.

Existem diversos relatos dos Deuses descendo à Terra e provocando um barulho ensurdecedor, luzes muito fortes e uma fumaça que cobria o céu.
Na China, por exemplo, o primeiro Imperador chegou num dragão enorme, fazia muito barulho, muita fumaça e possuía uma luz muito forte. Todos se jogavam no chão até que tudo parasse. E isto se repetiu muitas vezes na Mitologia Chinesa. Claramente não existiam dragões biológicos, era apenas uma interpretação dos povos antigos. O mais provável seja um real primeiro contato com um foguete muito antes de ser inventado pelo homem.
Deuses Gregos voavam em carruagens de fogo e cruzavam os céus. Não seria uma aeronave?




No antigo testamento da Bíblia, existem relatos de Deus chegando à Terra num forno brilhante, que fazia muito barulho, muitas luzes reluzentes e fumaça. como visto no livro de Ezequiel. A carruagem que descia dos céus, visto pelos crentes como a Glória de Deus.
Todos são exemplo de atividades espaciais da Antiguidade.
De 5 mil a 2 mil a.C. um povo mesopotâmico, conhecida como a primeira civilização da humanidade, -- esta avançada civilização teve um dos primeiros astrônomos da história, -- Gilgamés.
E no Épico de Gilgamés, é descrita uma viagem de Gilgamés até o céu para encontrar o Deus Anu. E nesta Epopeia, Gilgamés descreve como é a visão do planeta do céu. Esta cultura possuía o chamado Shen, uma nave espacial utilizada pelos humanos para chegarem até os Deuses voando pelo céus.
Shen sumério e a cápsula dos foguetes
Se notarmos o design da nave, veremos que é muito parecida com a cápsula moderna utilizada nas pontas de foguetes.Gilgamés dava detalhes do planeta, visto do céu, que são totalmente corretos. Mas como ele poderia dar detalhes do planeta visto de cima, se não existiam aeronaves na época?
Será que os nossos antepassados já utilizavam a propulsão de foguetes na antiguidade?